Mita Pereira, Nha
Josefa Mendes Pereira
Espinho Branco, São Miguel, Santiago, 1926 – Espinho Branco, São Miguel, Santiago, 2001
Batukadera, compositora de finason
Nha Mita Pereira é um dos três grandes nomes do finason (com Denti d’Oru e Nha Nácia Gomi) que ainda estavam vivos em finais do século XX, quando o antropólogo Jean-Yves Loude realizou recolhas em Santiago, editando depois em França o CD Nha Mita Pereira – Batuque et Finaçon (2001). Mas antes disso, em 1999, saíra o seu álbum Pachencha – Agu na labada, kôbi ta seca!, produzido pelo músico radicado em Roterdão Tunis de Lalá.
Vivendo no contexto camponês do interior de Santiago, trabalhou no campo e nas obras públicas, quando a construção de estradas era um dos meios que a administração usava para garantir o sustento às famílias carentes nos tempos de seca.
Quando Loude a encontrou, septuagenária, trabalhava como cozinheira na escola de Espinho Branco havia mais de 20 anos. “Nha Mita impressiona pela sua extraordinária vitalidade, pela sua energia incandescente que sentimos no vigor do seu canto e na potência da sua voz clara e alta”, lê-se no livreto que acompanha o CD, aspeto comentado também por Princezito na obra Cabo Verde & a Música – Dicionário de Personagens: “Num concerto meu em que ela participou, por volta de 1999-2000, a sua voz era tão forte que descontrolava o microfone.
Foi aos 12 anos que, pela primeira vez, a inspiração a visitou. Uma noite, as ideias vieram à mente, e na manhã seguinte ela as cantou. Era o sinal da sua vocação. Apesar de ninguém na família cantar finason, os pais não a dissuadiram. E logo começou a ser convidada para cantar nas festas de casamento. Nessas ocasiões, encontrava Denti d’Oru e Nha Nácia Gomi, e alternavam-se no canto, mas sem competir. “Quando toda a gente é boa, não há problema. Através do finason manifesto o meu amor por Cabo Verde, dou conselhos, incito à moral. Sambuna é mais para criar ambiente, estar bem. Respeitam-me pelas minhas opiniões, procuram a minha bênção. Continuo a pensar durante a noite e agora cada vez mais, com a idade”, revelou ao antropólogo francês.
Apesar de ser considerada um dos grandes nomes do finason, Nha Mita Pereira teve menos projeção que outras cantadeiras, como Nha Bibinha Cabral e Nha Nácia Gomi, por exemplo.
Discografia
- Pachencha – Agu na labada, kôbi ta seca!, CD, Tunis de Lalá, Roterdão, 1999.
- Nha Mita Pereira – Batuque e finaçon, CD, Ocora Radio France, Paris, 2001.