Betú : o rei do acorde napolitano
Por Djoy Amado, publicado no Facebook em 13.07.2022
Não há nenhum outro compositor cabo-verdiano que tenha feito tanto uso do Acorde napolitano nas mornas em tonalidade menor quanto o Betú!
O acorde napolitano é um acorde de empréstimo modal (AEM) do modo frígio paralelo e que substitui os acordes de função (ou de relação com) subdominante numa progressão harmónica em tonalidade menor. Por exemplo, uma progressão iv-V7-i, no tom de Em, seria Am-B7-Em. O acorde de função subdominante, o Am, poderia ser substituído pelo acorde napolitano ou seja, o acorde maior meio tom acima da tónica (conhecido também como bII ). Sendo a tónica o E, o acorde seria o F. Portanto, a progressão seria F-B7-Em.
Identifiquei cinco temas do Betú em tonalidade menor em que este acorde é empregado, a saber :
1. MENSAGEM
Na interpretação da Betina Lopes (1988), que está no Tom de Em, o acorde bII/Napolitano (que é o F) aparece nos seguintes momentos: 0mn:47s, 1mn:16s, 2mn:36s e 3mn:04s.
Entretanto, a melhor aparição do acorde bII/Napolitano (F) é no espetacular movimento cromático descendente de baixo nos quatro primeiros acordes da Progressão harmónica do refrão da música e que é : G – Gb – F – Em – B7- Em. Na gravação da Betina Lopes (link acima) , esta progressão pode ser ouvida nos seguintes momentos: já na abertura e até 0mn:25s; de 01mn:23s até 2mn:11s; de 3mn:11s até ao final do tema.
2. NHA CORAÇON I
Na interpretação do Grupo “Simentera” a música está no Tom de Bm, então o acorde bII/Napolitano é o C, que se pode ouvir em vários momentos: 1mn:23s; 1mn:41s; 1mn:58s; 2mn:45s; 3mn:03s; 3mn:20s; 4mn:14s; 4mn:32s; 4mn:49s; 5mn:07s.
3. SALVÂ NHA CRIOLA
Na interpretação de Albertino Évora (2001) o acorde bII /Napolitano (que neste caso é F, pois a música está no Tom de Em) entra nos seguintes momentos :1mn:55s; 2mn:39s;4mn:07s.
4. CUSAS DI CORAÇON
Neste tema, quando o Ildo Lobo, na parte do refrão, canta as palavras “tudo ta recome(…)”, sente-se nitidamente a força e a presença do acorde bII/Napolitano (que neste caso é o Ab, pois a música está no Tom de Gm).
5. NHA BERÇO
Toda a vez que o Ildo Lobo canta as palavras “Skadaria” e “primoroze”, sente-se o sabor do acorde bII/Napolitano (que neste caso é o Db, pois a música está na tonalidade de Cm).
Referências:
Gareth Green: How to use Neapolitan Chords in Minor Keys – Music Composition. Youtube. (https://www.youtube.com/watch?v=exBTAy4lelk).
Manuel Brito Semedo (2016) Adalberto “Betú” Silva. Esquina do Tempo (https://brito-semedo.blogs.sapo.pt/adalberto-betu-silva… ).
Site do Humberto Ramos – www.humbertoramos.net.
Betú no Site “Museu Virtual da Música de Cabo Verde” da Gláucia Nogueira – https://www.caboverdeamusica.online/betu/.
Quer comentar ou trocar ideias? Envie mensagem para: contato@caboverdeamusica.online