PENSAR A MÚSICA
Um espaço para refletir sobre questões técnicas e teóricas que incidem sobre as diferentes expressões musicais cabo-verdianas. Músicos e outros interessados são convidados a trocar ideias sobre os temas trazidos aqui. E também aceita-se sugestões para novos debates.
Envie o seu comentário ou sugestão para: contato@caboverdeamusica.online
Debate proposto
por Djoy Amado
Introduson di meiu ton alegadamenti pa B.Léza (ka ten konsensu) ê konsideradu un mumentu markanti na Morna. LEIA MAIS…
Progressão básica de talaia baxu
Talaia Baixo tem uma progressão harmónica interessante! Para já, a cadência imperfeita é uma curiosidade dentro da progressão harmônica... LEIA MAIS...
Debate proposto
por Djoy Amado
Debate proposto
por Djoy Amado
Betú: o rei do acorde napolitano
Não há nenhum outro compositor cabo-verdiano que tenha feito tanto uso do Acorde napolitano nas mornas em tonalidade menor quanto o Betú! LEIA MAIS...
"Casca de banana musical": "Karabiloke" de Tibau Tavares
Tibau Tavares fez o mesmo exercício de engano que o Orlando Pantera em relação ao batuku, utilizando uma “casca de banana” chamada "mazurka”. LEIA MAIS...
Debate proposto
por Djoy Amado
QUESTIONANDO MITOS
‘Morna câ ê sô dor’, nem só amor
Será que a morna é sempre romântica e sentimental?
Artigo de Gláucia Nogueira e Djoy Amado
LEIA MAIS...
A koladera, ou a alegria de não zombar
A crítica ao comportamento feminino é, ainda hoje, uma característica da koladera?
Artigo de Gláucia Nogueira e Djoy Amado
LEIA MAIS...
ARTIGOS
Do ‘badju di gaita’ ao funaná-soukouss, da música rural ao pop:o percurso do funaná ao longo de um século
Artigo de Gláucia Nogueira e Jo di Bango. Reproduzido da Revista Brasileira de Estudos da Canção (REBEC)
BAIXE AQUI